quarta-feira, 28 de março de 2012

Especial Guia de Raças: Siamês


Ele é talvez o gato mais popular nos lares brasileiros e no mundo afora. Donos de um temperamento tranquilo digno de realeza, seus tons de cinza, chocolate e canela combinados com os penetrantes olhos azuis ou verdes conquistaram facilmente os amantes de felinos também em países como Inglaterra e Estados Unidos. 

História

Acredita-se que o animal seja originário da Ásia, onde tinha como encargo ser guardião do Templo de Sião (atual Tailândia). Na época, eram tidos como gatos da realeza, onde a partir de 1884 foram levados primeiro para a Inglaterra e depois espalhados para o resto do mundo. Donos de uma elegância sem igual, os gatos Siameses são a 3º raça com maior número de nascimentos na Inglaterra e Estados Unidos, perdendo apenas para o Persa e o Maine Coon.



Temperamento e características

O gato Persa tem um corpo esbelto, esguio e elegante, sendo famoso por sua inteligência aguçada. Não são raros os exemplares que sabem abrir portas e onde seus donos guardam produtos que interessam, como brinquedos e comida. Muito exigentes e territorialistas, eles não gostam de ser ignorados. Adoram ser o centro das atenções.

Cuidados e Dicas
Os gatos Siameses têm uma pelagem curta e fina que necessita cuidados com a lavagem. Por terem um pelo sensível, é indicado o uso de shampoos e condicionadores neutros. Para os dias mais frios deste outono/inverno, é recomendado também o banho a seco para evitar que peguem muita friagem. Quanto à saúde, apesar de resistentes e fortes, eles são propensos a ter doenças renais, principalmente os mais idosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário