segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra que excesso de carinho pode gerar estresse para gato


Será que você saber identificar se o seu gatinho gosta de carinho ou apenas tolera o contato? Segundo uma pesquisa divulgada no periódico Physiology & Behavior, muitos felinos ficam estressados quando acariciados, enquanto outros adoram o toque humano.

O estudo, feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em parceria com a Universidade Lincoln (Reino Unido) e a Universidade de Viena (Áustria), detectou que os gatos tendem a liberar hormônios relacionados à ansiedade quando aceitam carinho, mas não gostam dele. 

Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores analisaram o convívio de gatinhos em 60 lares, levando em conta se os bichanos viviam sozinhos, em pares ou em grupos de 3 ou 4 gatos. Os donos responderam a questionários relatando o humor dos peludos("mandão", "tímido" ou "de fácil trato") e a resposta a carinhos ("detesta", "tolera" e "gosta"). Também coletaram fezes dos animais, que em análise podem revelar traços de hormônios ligados ao estresse.

A conclusão é que o estilo de vida - sozinho ou em pequenos grupos (de até 4 gatos) -  não parece ser determinante no estado de estresse do gato, como afirmou a veterinária líder da pesquisa, Daniela Ramos, da USP.  A convivência com outros felinos fez bem para os animais,  desde que cada um tenha o seu espaço na casa.

Fonte: Uol  Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário